Visita de Estudo a Lisboa - 11de Março – 8ºA/B; 9ºA/B e CEF
No dia 11 de Março de 2010, as turmas dos oitavos e nonos anos, no âmbito da disciplina de História/CMA em conjunto com os alunos do CEF, participaram numa visita de estudo a Lisboa articulada entre o Pavilhão do Conhecimento, o Museu das Telecomunicações, o Museu da Presidência da República e o Navio D. João II, fundeado na Doca de Alcântara.
A partida da Escola deu-se pelas 7h:30m com grande entusiasmo.
A chegada ao Navio D.João II
A Visita ao Navio inseriu-se no conteúdo “A Política Expansionista de D. João II”. A entidade que proporcionou a visita guiada à embarcação denomina-se Instituto Sócio - Cultural de Educação (ISCEL) e “privilegia o espaço do navio, como um dos mais apropriados para a consolidação das aprendizagens curriculares inerentes à temática dos Descobrimentos Portugueses sendo orientada por um técnico licenciado em História, com métodos de interacção com os alunos e de envolvimento em actividades diversificadas. A vivência a bordo do navio nos séculos XV e XVI; o manejamento dos instrumentos náuticos, nomeadamente o içar das velas, foi
uma das actividades que envolveu o esforço dos alunos.
Os nossos alunos ajudando a içar as velas
Torre de Belém vista do Navio
Durante o passeio no rio Tejo, os alunos apreciaram o Mosteiro dos Jerónimos, frequentemente conhecido como a ‘jóia’ do estilo Manuelino; a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. A professora Zulmira Brás em conjunto com a docente Paula Gonçalves, orientaram a visita na qual os alunos puderam consolidar os conhecimentos sobre o estilo artístico português, através da observação dos monumentos. Os alunos puderam igualmente compreender que o estilo destes monumentos combina elementos arquitectónicos dos períodos Gótico e Renascentista, juntando-os a uma simbologia real e naturalista, que os tornam verdadeiramente únicos.
Os nossos alunos a Bordo do Navio
Procurámos, com a organização desta actividade, ajudar os alunos através de vivências histórico - práticas a consolidar conhecimentos teóricos adquiridos em contexto de sala de aula permitindo-lhes dominar melhor as matérias relacionadas com a Expansão Portuguesa dos séculos XV e XVI e despertar nos alunos o gosto pela História de Portugal, conjugar tradição e inovação numa oferta cultural que consideramos um contributo importante para novas formas de cidadania. Esperamos ter sido bem sucedidas.
As nossas turmas A, B, do 9º ano, no âmbito da disciplina de História visitaram o Museu da Presidência da República.
A chegada ao Palácio de Belém
A visita incluiu o recurso a animação histórica e o envolvimento dos participantes numa viagem de exploração orientada aos espaços do museu, tendo-se iniciado no exterior com uma breve introdução à história do Palácio. Os alunos foram convidados a entrar no Museu, começando a visita na Galeria de Exposições onde se encontram patentes os símbolos da República sendo os nossos alunos confrontados com diversas questões sobre esta temática, à qual responderam de forma correcta. De seguida a guia do museu, licenciada em História do Património, mostrou uma exposição sobre alguns dos presentes oferecidos aos nossos Presidentes pelos embaixadores estrangeiros que passaram por Portugal, sendo-lhes explicado que também estes ofereciam presentes que, para além de terem como objectivo retribuir a cortesia, visavam dar a conhecer tudo o que de bom se produz no nosso país, daí que todos os presentes oferecidos fossem sempre muito bem escolhidos e pensados.
Seguidamente os alunos dirigiram-se para a galeria dos Retratos de todos os Presidentes da República onde lhes foi contado qual o contributo daquelas personagens para a consolidação da República, história que os nossos alunos ouviram com interesse.
Ordens Honoríficas

Posteriormente os alunos visitaram a galeria das Ordens Honoríficas sendo-lhe explicado a simbologia e o valor da sua atribuição. Terminaram a visita com a projecção de um filme, sendo esta acompanhada de explicações apropriadas, que em muito ajudaram os alunos a inserir-se na época, que embora distante mantém alguns traços comuns com a actualidade.
Pensamos que esta visita foi muito profícua na medida em que os alunos tomaram consciência espaços e vivências históricas de grande importância na História de Portugal. Há a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo de toda a visita, num clima de agradável convívio entre alunos/alunos e alunos/professores, podendo participar em futuras iniciativas do género, pois correspondem plenamente ao perfil exigido.
Os alunos do 9º CEF realizaram uma visita de estudo ao Museu das Telecomunicações – Casa do Futuro em Lisboa com os seguintes objectivos:
• Permitir aos alunos o contacto com a aplicação das novas tecnologias.
• Permitir a visualização das tecnologias no apoio aos cidadãos com deficiência.
• Demonstração dos equipamentos, aplicações e serviços avançados que estão hoje disponíveis na sociedade.
• Proporcionar aos alunos o contacto directo com uma casa interactiva.
Como a visita para a Casa do Futuro estava marcada para as 15horas, os alunos das turmas 9º A, 9ºB e CEF tiveram uma visita livre ao Pavilhão do Conhecimento, situado no parque das nações, agendada pela Professora Zulmira, e acompanhados pelos Professores Alda Costa e Paulo Pereira.
Os alunos visitaram o Pavilhão do Conhecimento e aproximando-se a hora do almoço os alunos foram conduzidos ao Centro Comercial Vasco da Gama, um espaço comercial e de lazer, onde puderam desfrutar de um variado espaço de restauração e compras, apesar das centenas de pessoas que circulavam no centro. À hora marcada para a saída, os alunos concentraram-se junto à porta principal do centro com destino ao Museu da Telecomunicações.
À chegada ao Museu das Telecomunicações, a Professora Zulmira e a Professora Paula seguiram para o Museu da Presidência com os alunos, das turmas 9ºA e 9º B, enquanto a professora Alda e o professor Paulo, ficaram no Museu com as turmas 8º A, 8º B e 9º CEF.
De seguida foi feita a visita à casa do futuro, uma casa desenhada pelo Arquitecto Tomaz Taveira, é uma casa simultaneamente interactiva e inclusiva. Está equipada para receber idosos, doentes ou portadores de deficiência limitativas da sua autonomia.
Os alunos seguiram atentamente todas as explicações dadas pela guia e puderam colocar as suas dúvidas e apresentar o seu espanto por determinados assuntos apresentados.
Finalmente realizou-se a viagem de regresso à escola onde chegámos por volta das 21h 30 minutos.
Os objectivos foram alcançados plenamente Esta visita foi profícua na medida em que os alunos tomaram consciência das possíveis aplicações das tecnologias no apoio das pessoas portadoras de deficiência, idosos e toda a comunidade em geral.
Há a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo de toda a visita, tanto no pavilhão do conhecimento como na casa do futuro, num clima de agradável convívio entre alunos/alunos e alunos/professores. Poderão estes alunos participar em futuras iniciativas do género, pois correspondem ao perfil exigido.
Enviar um comentário