Visita de Estudo a Castelo Branco
Visita realizada no dia 16 de Abril de 2010
Guião de Visita de Estudo
Agrupamento de Escolas de S. Vicente da Beira
EB1´s de S. Vicente da Beira, Louriçal do Campo e Sobral do Campo
O Reconquista é um jornal semanário de Castelo Branco. É propriedade da diocese de Portalegre e Castelo Branco. A publicação foi fundada em 13 de Maio de 1946 sendo hoje um dos maiores semanários regionais de Portugal, com uma média de 14 mil exemplares de tiragem semanal. Destes, cerca de 10 mil, são assinantes. Estes estão espalhados por Portugal e os cinco continentes do mundo, onde vivem muitos emigrantes da região. O Reconquista é também o único jornal regional do interior com uma rotativa própria, que também imprime outras publicações de dentro e fora do distrito. Para além de Castelo Branco, o jornal cobre semanalmente os acontecimentos em concelhos vizinhos, como Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros e Penamacor.
Em 1987, nasce a Rádio Beira Interior, quando um grupo de amigos e colaboradores da então Casa da Cultura decide fundar RBI, iniciando, nesse mesmo ano, a sua emissão regular.
A 23 de Dezembro de 1988, a Rádio Beira Interior é silenciada juntamente com as restantes emissoras “pirata” do país.
A 13 de Abril de 1989, o governo decide atribuir a frequência dos 92.0 Mhz em FM à Rádio Beira Interior, a emitir a partir da cidade de Castelo Branco.
Ao longo dos seus 20 anos de existência a Rádio Beira Interior tem vindo a desenvolver um vasto trabalho de informação e divulgação do interior. Não é demais lembrar que foram a primeira estação a emitir uma série de programas bilingue (português/espanhol) com a cadeia espanhola Onda Cero ou, com emissões simultâneas com a Rádio Alfa em Paris, para os nossos milhares de portugueses ali radicados.
O Museu foi fundado em 1910 por Francisco Tavares Proença Júnior (1883-1916), personalidade de múltiplos interesses no mundo da ciência e das artes que se notabilizou especialmente como arqueólogo. O Museu foi inicialmente instalado no Convento dos Capuchos de Castelo Branco e após uma existência atribulada foi transferido, em 1971, para o antigo Paço Episcopal, este edifício foi outrora morada do bispo da Guarda e construído em 1596 por ordem de D. Nuno de Noronha. Por detrás encontram-se os Jardins do Paço Episcopal que representam em excelência, a arte da jardinagem no período barroco.
Na década de noventa beneficiou de avultadas obras de requalificação e adaptação museográfica.
O núcleo original do Museu tem por base a colecção arqueológica de Francisco Tavares Proença Júnior, posteriormente enriquecido com peças de arte antiga provenientes do recheio do Paço Episcopal e com incorporações sucessivas de espólios arqueológicos, paramentaria e colchas bordadas, estas últimas provenientes da colecção de Vilhena. Durante os anos oitenta do Século XX, incorporou diversas obras de arte contemporânea.
Neste museu podemos encontrar a única oficina portuguesa do famoso Bordado de Castelo Branco, uma actividade secular que consegue desenhar com tecido de linho, padrões de rara beleza.
Existe ainda uma loja, um auditório com 16 lugares para projecção de vídeo e uma biblioteca bastante alargada especializada em Arqueologia e História de Arte.
Itinerário/ Programa da Visita
Autocarro A – EB1 Louriçal do Campo e Turma C
Autocarro B – Turmas A e B e EB1 Sobral do Campo
8.30h – Saída do Louriçal do Campo (autocarro A)
8.45h – Saída de S. Vicente da Beira (autocarros A e B)
9.00h – Passagem pelo Sobral (autocarro B)
10.00h – Visita do grupo “A” e “C” (EB1 Louriçal e Turma C) à Rádio Beira Interior
10.00h – Visita do grupo “B” (EB1 Sobral e Turmas A e B) à Reconquista
12.30h – Almoço - Convívio
14.00h - Visita do grupo “B” (EB1 Sobral e Turmas A e B) à Rádio Beira Interior
13.45h – Visita do grupo “A” (Turma C) à Reconquista
14.00h – Visita do grupo “C” (EB1 Louriçal) ao Museu Tavares Proença Júnior
15.00h - Lanche – Convívio
15.50h - Regresso
16.30h - Hora provável de chegada a S. Vicente da Beira
Relatório realizado pelos alunos à Visita de Estudo a Castelo Branco
A Visita de Estudo do dia 16 de Abril começou pela Rádio Beira Interior, ao jornal Reconquista e o grupo de alunos da EB1 do Louriçal do Campo foram ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior porque o nosso projecto é “Da Palavra ao Número”.
RÁDIO BEIRA INTERIOR
Aprendemos que se quisermos ouvi-la sintonizamos o Rádio Beira Interior em 92.00 depois conseguimos ouvir música, informação e também publicidade.
Se quiseres dar algum tipo de informação pega no teu telefone e marca o número 272 321 050.
Aprendi também que o programa da manhã se chama Passeio Verde e quem o faz é a jornalista Cristina Valente, que entrevistou a nossa Coordenadora, a professora Rosa e a nossa delegada de turma, a Inês.
O programa da tarde chama-se Avenida Central e quem o faz é a professora Graça Lourenço.
ALMOÇO
Chegámos ao parque da cidade. Começou tudo a brincar nos escorregas, baloiço…….
Chegou a hora do almoço. Todos comeram os seus lanches e fizeram piqueniques.
JORNAL RECONQUISTA
Na Reconquista fomos acompanhados pelo jornalista José Fortunado, começámos por visitar a redacção que é onde se escrevem as notícias.
Ficámos a saber que no próximo dia 13 de Maio se comemoram os 65 anos do jornal.
Aprendemos que se quisermos dar alguma informação podemos enviá-la por email, fax e telefone, basta ligar o 272 34 08 90 .
A Reconquista sai todas as Quintas-Feiras, os assuntos são todos ordenados por secções desde política a desporto.
Recolhem informações através de entrevistas e fotografias.
Se não tivermos tempo para comprar a Reconquista vamos à internet ao sítio www.reconquista.pt
Passámos para o segundo passo, a impressão do jornal. Cada rolo de papel de jornal reciclado pesa 500 kg e vem de terras longínquas, como a Índia e a China…. Para os funcionários trabalharem é preciso utilizar: luvas, óculos, capacetes e auriculares.
Para a produção do jornal precisa-se de 4 cores que são: azul, amarelo, preto e vermelho que são as cores primárias.
Utilizam uma chapa que tem o desenho de 4 folhas de jornal e depois isso faz de carimbo contra o papel branco do jornal juntamente com água.
O seguinte passo é cortar as folhas duas a duas e dobrar isto tudo com a ajuda de uma máquina.
Finalmente o Jornal está pronto para ser vendido a 0,60 cêntimos, ou então enviado para os assinantes em sacos de plástico, até para o estrangeiro! Ao todo chegam a vender-se 13000 jornais por semana!
MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
Os alunos da EB1 do Louriçal do Campo foram visitar o Museu da cidade, pois no passado ano lectivo já tinham visitado o jornal Reconquista.
Gostaram muito do museu e do atelier com as conchas e as pedrinhas!
Pode ver mais trabalhos dos alunos no: Blog do Cantinho da Gardunha
Enviar um comentário