TIL- Teste da Idade de Leitura
TIL- TESTE DA IDADE DA LEITURA –
Baseado no livro “Aprender a ler e avaliar a leitura” de Ana Sucena e São Luis Castro, Edição Almedina 2008.
O livro está organizado em três partes. Na primeira procede-se à revisão da investigação científica sobre a aprendizagem da leitura. Na segunda parte revêem-se os modelos explicativos da dislexia de desenvolvimento, enquadrando os défices revelados pelas crianças disléxicas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Finalmente, apresenta-se o TIL, o Teste de Idade de Leitura, um contributo prático na triagem de crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura. Este teste é constituído por 36 itens e "destina-se a estabelecer o nível de leitura de uma dada criança".
Os alunos do 3º e 4º anos realizaram o Teste da Idade da Leitura uma proposta do Núcleo de Educação Especial a que os professores aderiram desde o 1º momento.
O Teste é elaborado em 5 minutos com um jogo de treino prévio. O Percentil é calculado com a multiplicação da respostas correctas por 100 e divididas por 36 (X x100 : 36). A comparação e análise dos resultados teve como base de referência os resultados obtidos pelas autoras do teste. Tendo obtido os seguintes resultados:
Idade/turma 3º Ano 4º Ano
Idade de Leitura superior 3 3
Idade de Leitura adequada 4 5
Idade de Leitura inferior 6 4
Idade de Leitura muito inferior 4 2
No 3º Ano a maioria dos alunos revela uma idade de leitura abaixo da média dos resultados de referência. Os alunos identificados com índice muito inferior são alunos com Necessidades Educativas Especiais, sendo que um já está identificado com dislexia e é acompanhado por especialistas.
Ao nível do 4º ano os alunos revelam maior maturidade como leitores.A maioria revela idade superior e adequada, sendo que os identificados como inferiores situam-se na bordeline. De referir que os alunos classificados com nível muito inferior são alunos com NEE e frequentam o 3º ano, revelam muitas dificuldades a todos os níveis.
Ao longo do ano lectivo vão ser aplicadas estratégias e metodologias de melhoria destas competências e no final do ano lectivo será novamente aplicacdo o referido teste a fim de verificar a evolução.
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